Desde final de 2008 que tenho colaborado mensalmente com a Sportlife. No Outside relato as minhas aventuras pelo nosso maravilhoso país e passarei também a partilhá-las convosco aqui. Às vezes colocarei aqui qualquer outro passeio que realize. Gostaria muito que me dessem a vossa opinião, se fizerem algum desses passeios ou simplesmente se vos der vontade disso. Digam-me que mais informações gostariam de ver publicadas nos nossos artigos.

Estarei à vossa disposição para qualquer dica extra que precisarem para fazer alguma destas aventuras ou outras.

Espero que gostem e se aventurem!

Filipe Palma

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Nov 08 - A Pé pela Costa Alentejana

Praias Selvagens e Passeios Únicos com Mar à Vista






Quando penso em Costa Alentejana, o que me ocorre em primeiro lugar são boas praias para surf e animados festivais de música no Verão. Mas esta região, que inclui o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) tem muito mais para oferecer. A linha costeira e rochosa com falésias sobre o mar e por vezes interrompida por praias escondidas, surpreendentemente isoladas nesta zona do país, é já muito procurada por portugueses e estrangeiros.

Neste princípio de Outono, escolhi fazer uma caminhada junto ao mar a partir de Almograve até ao cabo Sardão. O percurso pode ser feito de ida e volta ou, se tivermos dois carros, podemos deixar um no final para o regresso. Podemos ainda combinar com um táxi para nos ir buscar ao cabo Sardão ou deixar-nos lá no inicio e fazer o percurso inverso.

Aproveitei parte de um percurso pedestre circular sugerido e identificado pelo PNSACV que começa e termina em Almograve onde se encontra o placard de interpretação. Daqui, dirigi-me à praia e, logo de seguida, caminhei para a direita por cima de um passadiço de madeira que protege as primeiras dunas e da acesso à falésia. Nesta zona, a falésia é baixa e o trilho arenoso fica entre bonitas flores e vegetação rasteira e dunar.




Mais à frente encontrei a praia dos Ouriços. Fica na foz duma ribeira e não tinha ninguém. Neste pequeno paraíso a sensação é de estar noutro tempo em que tudo era, de facto, selvagem. Como tinha o cabo Sardão como destino final, em vez de continuar para o interior de volta a Almograve, regressei pelo caminho que tinha acabado de fazer. E, novamente na praia de Almograve, continuei em frente para sul. À beira-mar há um estradão que nos leva até ao porto das Lapas. Este consiste num pequeno acesso ao mar utilizado por pescadores que aproveitaram bem um canal natural por entre rochas e um pequeno promontório a proteger da ondulação e vento de norte, muito típicos na nossa costa ocidental. Lembrei-me de, há uns anos atrás, ter encontrado aqui inesperadamente um casal de alemães que estava a fazer uma Volta à Europa em caiaque. Tinha partido da Alemanha via Danúbio, Mar Negro, Bósforo, Mar de Mármara, Mar Egeu, Mediterrâneo e finalmente o Atlântico com destino a Hamburgo, novamente no país de origem. Já levavam 4 anos e contavam ter pela frente mais 2 e meio. "E preciso ter espírito!" Mais do que espírito, neste caso era uma opção de vida. Ali estavam eles, no porto das Lapas, protegidos como tantas outras vezes acontece com os pescadores locais. Este porto é um excelente local para observar a sedimentação de areias depositadas há milhões de anos quando o nível do mar esteve mais acima.

Continuei e, o estradão que no porto das Lapas passou a trilho proporcionou-me vistas espectaculares sobre as falésias vertiginosas onde a cor da rocha e da vegetação arbustiva contrasta com o azul forte do Atlântico. Nesta costa, ainda selvagem, observei um fenómeno único em Portugal: a nidificação das cegonhas em pequenos ilhéus pontiagudos que se encontram junto à costa.




O regresso do cabo Sardão foi feito pelo mesmo trilho. Confesso que, nas caminhadas, não gosto de ir e voltar pelo mesmo sitio, prefiro percursos circulares ou só de ida, mas quando vou e venho constato quase sempre que o trilho não é repetitivo e me oferece perspectivas diferentes e não menos interessantes.

Sem comentários: