Desde final de 2008 que tenho colaborado mensalmente com a Sportlife. No Outside relato as minhas aventuras pelo nosso maravilhoso país e passarei também a partilhá-las convosco aqui. Às vezes colocarei aqui qualquer outro passeio que realize. Gostaria muito que me dessem a vossa opinião, se fizerem algum desses passeios ou simplesmente se vos der vontade disso. Digam-me que mais informações gostariam de ver publicadas nos nossos artigos.

Estarei à vossa disposição para qualquer dica extra que precisarem para fazer alguma destas aventuras ou outras.

Espero que gostem e se aventurem!

Filipe Palma

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Jan 09 - Sportlife em Família, Ecopista de Évora







Todos os que gostamos de vida activa gostamos de a partilhar com os nossos mais próximos, sejam eles amigos ou família.

Nem sempre conseguimos conciliá-los com a actividade ou o espaço eleitos. Quando decidimos levá-los connosco certamente nunca desfrutaremos o que escolhemos fazer da mesma maneira como se estivéssemos só nós mas, o prazer de partilharmos com os nossos filhos ou sobrinhas, mulher ou marido, pais ou amigos, é indiscutivelmente enorme. E basta aliar à nossa vontade um pouco de criatividade e capacidade de persuadir os outros. O mais importante é dimensionar o passeio que vamos fazer aos que, connosco vão. O pior que podemos fazer é levá-los a um do nossos passeios “extremos”. Se adequarmos a aventura, a experiência será muito positiva e grande a probabilidade de se repetir.





Foi o que fizemos a partir do Monte do Serrado de Baixo, localizado a 7 km de Évora. Em família partimos com as nossas bicicletas. Saindo desta charmosa casa de Turismo Rural virámos à direita na estrada de alcatrão, percorremos 500 metros até uma rotunda e, para a esquerda, pedalámos 800 metros até a estrada se cruzar com a ecopista, no Sr. dos Aflitos. Este km e meio de estrada é pouco movimentado pelo que, tendo os devidos cuidados não apresenta riscos de maior.



Uma ecopista é um caminho construído onde anteriormente existia uma linha férrea entretanto desactivada. Na nossa vizinha Espanha este conceito já está há muito difundido e entre nós vai conquistando cada vez mais adeptos. É naturalmente um caminho plano sem qualquer exigência do ponto de vista técnico e físico. Por outras palavras, é fácil e acessível a qualquer um, especialmente aos mais novos e sedentários, a quem queremos conquistar.



Virámos à esquerda e começámos a percorrer a ecopista na direcção de Arraiolos. É também possível iniciar este passeio logo a partir de Évora. Decidimos ir até à albufeira do Divor, a cerca de 10 km de distância. Passámos por baixo duma primeira ponte, a A2 que liga Lisboa a Madrid e, passados mais 2 kms, por baixo duma segunda. Logo a seguir saímos da ecopista para a esquerda entrando novamente na estrada de alcatrão. Nestes metros de estrada mais movimentada é necessário bastante cuidado. Passámos por cima desta segunda ponte e virámos à esquerda regressando a um caminho de terra. Seguimos sempre em frente por este estradão com vistas largas sobre a planície até chegarmos à albufeira do Divor. Aí, fizemos um óptimo pic-nic e apreciámos a tranquilidade desta magnífica paisagem alentejana. O Alentejo é bonito em todas as estações mas especialmente no Inverno e Primavera quando os campos ficam verdejantes e a luz do sol, mais baixa, realça as cores do que nos rodeia.





A albufeira do Divor é excelente para um passeio náutico e, na Primavera, até para um mergulho.

Podíamos ter regressado pelo mesmo caminho mas resolvemos aventurarmo-nos um pouco e tentar descobrir um outro acesso à ecopista. Partimos na direcção do Monte Sempre Noiva, o limite da ecopista no concelho de Évora. Passámos por alguns campos cercados que servem de pasto a vacas ou ovelhas. Especialmente no primeiro caso é importante contorná-las com alguma prudência. Fundamental é irmos fechando as cercas tal como as encontramos para o gado não fugir. E lembrarmo-nos que estamos a passar em terras de outrem, temos que as respeitar, mais do que se fossem nossas.



Encontrámos o Sempre Noiva e a ecopista para o nosso regresso pela aldeia Graça do Divor até ao Monte do Serrado de Baixo.

Na ecopista podem circular bicicletas ou peões. Devemos circular pela direita e, quando vamos lado a lado a conversar, ter em atenção se outras pessoas vêem pela frente em sentido contrário ou se nos querem ultrapassar por detrás para nos desviarmos.





É importante como cidadãos usufruir destas infra-estruturas criadas para incentivarmos as autoridades a continuar o seu trabalho de expansão e manutenção. Esta ecopista é um projecto de ligação entre Vila Franca de Xira e Évora estando já parcialmente concluído.

Aproveita!

Sem comentários: