Desde final de 2008 que tenho colaborado mensalmente com a Sportlife. No Outside relato as minhas aventuras pelo nosso maravilhoso país e passarei também a partilhá-las convosco aqui. Às vezes colocarei aqui qualquer outro passeio que realize. Gostaria muito que me dessem a vossa opinião, se fizerem algum desses passeios ou simplesmente se vos der vontade disso. Digam-me que mais informações gostariam de ver publicadas nos nossos artigos.

Estarei à vossa disposição para qualquer dica extra que precisarem para fazer alguma destas aventuras ou outras.

Espero que gostem e se aventurem!

Filipe Palma

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jul 09 - À Descoberta da Ria Formosa



Entrámos por um canal sem sabermos se tinha saída. No nosso mapa não estava indicado. Fomos avançando na esperança de ter ligação ao nosso destino. Estávamos a ter imenso gozo. O percurso sinuoso e cada vez mais apertado estava a ser muito bonito. A ausência de pessoas e qualquer construção davam à paisagem um carácter selvagem e remoto. A própria sensação do desconhecido era apelativa. Embora muitas vezes, um regresso pelo mesmo caminho seja tão ou mais interessante, psicologicamente, não gosto de voltar atrás. E, na aventura, das coisas mais importantes é saber voltar atrás. Mas, aqui não se colocava a questão de segurança. As águas são protegidas, muito calmas e, a única coisa que poderia acontecer neste canal, era a maré começar a descer rapidamente e nós ficarmos com os nossos caiaques a seco, atolados neste braço da ria, inundado pela preia-mar, duas vezes por dia. Se isso acontecesse, teríamos que dormir por ali e esperar nova maré-cheia. E estávamos em autonomia, tínhamos tudo para dormir e comer confortavelmente. Não tínhamos pressa de chegar a lado nenhum.

O Parque Natural (PN) da Ria Formosa é a nossa área protegida mais a sul. Abrange uma extensa zona que vai desde o rio Ancão, junto à Quinta do Lago a oeste, até à praia da Manta Rota, do lado nascente. É protegida do oceano Atlântico por cinco ilhas dunares (ilha da Barreta, ilha da Culatra, ilha da Armona, ilha de Tavira e ilha de Cabanas). Foi em Cacela-a-Velha que começamos o nosso passeio de dois dias em autonomia em caiaque.



Aproveitámos a maré a vazar para ir a favor da corrente, na direcção de Cabanas, Tavira e Santa Luzia. Com os meus botões ia o Caimão Comum, uma ave maravilhosa, de um azul intenso com bico e patas encarnadas. Levava os meus binóculos para tentar avistar esta ave, símbolo do PN da Ria Formosa, ou outras interessantes, que pudessem aparecer. Esta diversidade é uma das riquezas deste parque. O nível da água já estava muito baixo e, nalguns locais, os caiaques tocavam o fundo. De repente, a minha mulher soltou um grito de entusiasmo: “Uma raia, vi uma raia!” Voltou atrás mas já não voltou a vê-la. Continuámos até à barra de Tavira e, cuidadosamente observámos a direcção e intensidade da corrente (ver caixa DICAS ÚTEIS). Para variar, saímos ao mar e, depois de percorrermos um pouco do extenso areal da ilha de Tavira, parámos para fazer praia. Umas horas mais tarde, após o nosso intervalo, voltámos a entrar para a ria. O interior deste enorme sapal, com os canais, é muito mais interessante para remar que a costa de extensas praias. Foi quando entrámos no canal, aparentemente sem fim, mas que foi afunilando cada vez mais até não permitir a nossa navegação. Desapontados com o fim mas, mais que satisfeitos com a nossa opção exploratória, regressámos rapidamente para conseguirmos prosseguir a nossa viagem sem ficar presos por falta de água. Terminámos na praia do Barril, em Pedras D’Rey, e, no dia seguinte, voltámos a Tavira.


DICAS ÚTEIS

Recomendo-te fazeres este passeio de 1 dia começando em Cacela-a-Velha e terminando em Santa Luzia ou, um pouco antes, nas Quatro Águas, junto ao Clube Náutico de Tavira. Planear o passeio com as marés é fundamental para não andares a remar contra a corrente. No sítio do Instituto Hidrográfico
www.hidrografico.pt, no porto de Tavira, podes consultar as marés. De Cacela a Tavira recomendo a maré vazante. Se deixares o carro em Cacela-a-Velha, podes recuperá-lo regressando de táxi. Podes consultar e encontrar informação de aves no excelente sítio das aves de Portugal: www.avesdeportugal.info

Alerta - Junto às barras, nas marés vazantes, a corrente para o mar pode ser muito forte e deverás evitá-la.

Diverte-te e cuida das nossas áreas protegidas.

Sem comentários: