Desde final de 2008 que tenho colaborado mensalmente com a Sportlife. No Outside relato as minhas aventuras pelo nosso maravilhoso país e passarei também a partilhá-las convosco aqui. Às vezes colocarei aqui qualquer outro passeio que realize. Gostaria muito que me dessem a vossa opinião, se fizerem algum desses passeios ou simplesmente se vos der vontade disso. Digam-me que mais informações gostariam de ver publicadas nos nossos artigos.

Estarei à vossa disposição para qualquer dica extra que precisarem para fazer alguma destas aventuras ou outras.

Espero que gostem e se aventurem!

Filipe Palma

sexta-feira, 12 de março de 2010

Ago 09 - Kayak Surf no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina





O Kayak Surf combina actividades tão antigas como a Canoagem e o Surf e aproveita as melhores características de cada uma delas: a facilidade de remar num caiaque e o gozo de surfar uma onda. Com a grande vantagem de, quer estejamos a tentar apanhar uma onda ou a remar para passar a rebentação para fora, estamos a treinar, principalmente os braços e o tronco (e os abdominais).




É possível, com um caiaque de aprendizagem, iniciarmo-nos (e desenvolvermos) a Canoagem nas ondas (ver caixa com material). Desde miúdo e, durante muitos anos, pratiquei Surf e Canoagem esporadicamente. Por um lado, nunca evoluí suficientemente no Surf para tirar muito gozo de surfar uma onda de pé e, por outro, a Canoagem de águas lisas (em rios ou albufeiras) não me davam emoções suficientemente fortes. Tive a sorte de ter tido contacto com esta modalidade “combinada” nos tempos universitários, na Faculdade de Motricidade Humana. Todos os anos havia uma acção de formação de Desportos Náuticos e de Aventura em Vila Nova de Milfontes e foi aí que aprendi os primeiros passos. E, aos poucos e poucos, vou-me viciando. De facto, hoje em dia tenho muito pouco tempo e isso impede-me de estar em forma para o Surf, onde fico demasiado dependente do tipo de ondas e da quantidade de pessoas dentro de água. Com o Kayak Surf, esses problemas acabaram. Qualquer onda de fraca qualidade faz as minhas delícias, qualquer pico com muito “crowd” não me intimida, posso sempre ir para o lado onde haja mais espaço para surfar ou apanhar as ondas em primeiro lugar.




Toda a nossa costa tem excelentes condições para praticar o Kayak Surf. Fui para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Estabeleci base em Odeceixe, cuja praia, muito bonita, proporciona boas ondas. Nesta praia é onde desagua a ribeira de Seixe que forma, do lado interior da praia, uma pequena lagoa. Este é um espaço privilegiado para entusiasmar também a família e os amigos a iniciarem-se. A principal atenção a ter é a corrente de vazante, por vezes forte. Esta corrente também influencia as condições na praia e devemos, por norma em qualquer lugar que não conhecemos bem, perguntar aos locais dicas de segurança, específicas dessa praia. Quando o mar está com ondas muito grandes, duas boas opções são a Arrifana e São Torpes onde as respectivas praias estão mais protegidas da ondulação de norte, típica no verão. Almograve é uma boa alternativa para quem está baseado perto de Vila Nova de Milfontes. Para quem está mais para sul, e quando as ondas são muito pequenas na Arrifana, recomendo as praias do Canal, Carrapateira, Cordoana e Castelejo. Todas têm uma boa extensão de areal o que favorece a segurança pois, mesmo que exista alguma corrente lateral, vamos sempre “parar à areia”.

Embora esta combinação de duas das mais antigas modalidades desportivas náuticas vá ganhando cada vez mais popularidade entre os amantes do mar e do exercício físico, não existe em Portugal muita formação neste desporto. Se tens um caiaque adequado e alguma experiência em Canoagem poderás aventurar-te em pequenas ondas de mar. Considero indispensáveis algumas dicas para garantires a tua segurança (e dos outros) e, por consequência, o êxito desta tua nova aventura:
1. Cumpre a regra de ouro do desporto aventura – vai para o mar sempre acompanhado, de preferência por alguém com mais experiência.
2. Leva sempre um colete de flutuação vestido. Nos caiaques não se pode pôr o shop ou leash (corda que prende o caiaque ao nosso pé) pois, sendo o caiaque muito volumoso e pesado, poder-nos-ia causar lesões. Assim, se se perder o caiaque, ficamos a flutuar.
3. Utiliza preferencialmente um kayak “sit-on-top” de forma a, no caso mais que provável do caiaque se virar, poderes libertar-te dele. Nos caiaques tradicionais, de poço, poderá ser difícil sair de dentro.
4. Posiciona o caiaque sempre atrás ou de lado em relação às ondas. Desta forma evitarás que as ondas atirem o caiaque para cima de ti causando choques bastante desagradáveis.
5. Certifica-te constantemente que, atrás de ti (na direcção da praia), não está ninguém. Dessa forma, se perderes o caiaque, ele não vai bater em ninguém.
6. Não te esqueças que, para começares e te divertires, basta apanhares as ondas já rebentadas, em espuma, mais perto da praia, não é preciso ir para muito longe.

Ousa, experimenta e diverte-te!

Sem comentários: